sábado, 31 de outubro de 2009

Toronto e seu charme cosmopolita











Vcs conhecem aquela piada do mineiro que chega muito cedo na estação e perde a hora do trem porque fica proseando? Pois eu hoje fiz parecido, só que sem prosa. Cheguei muito cedo na estação em Montréal e imediatamente sentei e comecei a ler um livro, pronto, quando vi, a fila para entrar no trem já estava enorme e não consegui pegar uma janelinha (essa viagem de ida não tem lugar marcado), ah, mas fiquei chateada com isso! Olha só como os livros às vezes atrapalham... Sentei ao lado de uma québecoise bem simpática, jovem, que dormiu metade da viagem e eu ali, esticando o pescoço pra ver a paisagem, aliás muito bonita, aqueles planos, fazendas, a sensação de espaço, de imensidão do espaço que se tem sempre aqui no Canadá. Entremeando essa enorme planície, pequenas cidades, o interior do país, aquelas cenas de filme, com uma casa de madeira, um caminhão velho ao lado e muitas quinquilharias no quintal. Num certo ponto da viagem o trem começa a contornar o lago Ontario, é muito bonito! A viagem não tem o charme dos trens franceses, para dizer a verdade, mas foi boa. Cheguei a Toronto por volta das 3 e meia e vim a pé para o meu hotel, o Hotel Victoria, que é ótimo, super bem localizado, ótimo quarto. Saí para dar uma volta e comer. Achei aqui na esquina um restaurante muito charmoso, igual a um que conheci, com as meninas, em Amsterdam. É um restaurante arrumado como um mercado, vc anda pelas seções e escolhe o que quer comer, saladas, massas, comida thai (que foi a que escolhi), peixes, carnes, doces, sucos, pães, uma coisa... Comi bem, mas achei muito caro, tudo aqui é meio caro. Dali comecei a caminhar e fui até a famosa torre que tem a vista mais completa não só da cidade mas da paisagem em volta, dizem que em dias claros se veem até as Rochosas! Cheguei lá e um indiano simpático me explicou que a parte mais alta estava fechada, relutei, achei que não valia a pena, mas resolvi ir assim mesmo, e então o rapaz falou: olha, mas a parte externa dessa parte mais baixa tb está fechada. Ah, bom, aí é que desisti mesmo, pq, por 31 dólares, não vou subir pela metade e ainda ver por trás de um vidro a paisagem! Vamos ver se amanhã o tempo ajuda. Estava um dia até bonito, vcs podem ver nas fotos, a foto da torre eu ponho aqui não porque esteja muito boa, mas pq achei lindo o céu! De lá saí caminhando, vi uma torre de relógio e fui até lá, era a velha prefeitura, um prédio muito bonito e imponente. Na foto vcs podem ver exatamente a hora em que cheguei lá. Reparem, nas fotos dos arranha-céus, que lindas as luminárias de rua, em movimento de pêndulo! Acabei entrando num shopping enorme, mas enorme mesmo, bonito, dizem que ali vc encontra qq produto vendido no mundo (mas há exagero nisso...). Dei umas olhadas, meio perdida, meio cansada... Saí do shopping e já estava na rua do hotel, vim caminhando e, claro, tomei a direção errada, subi a rua em vez de descer. Quando estava no número 364 é que me dei conta de que estava subindo e meu hotel era no número 56! Lá voltei eu. É impressionante o meu senso de direção torto! Toronto é uma cidade grande, com prédios enormes, muito vidro, muito aço, luzes, outdoors piscando, muita gente na rua, animada, cosmopolita, vc vê gente de todo tipo. Hoje então estava uma graça andar por aí, pq tinha muita gente fantasiada por causa do Halloween, nas lojas os vendedores estavam todos fantasiados, nas mesas do restaurante, era engraçadíssimo ver aqueles senhores carecas, com aspecto sério, de sainha, rabinho, roupa bem maluca mesmo! A cidade tem charme, aguardem as novidades de amanhã...

Um comentário:

  1. Nossa!!Está aproveitando bastante a viagem, hein?É, isto aí vai vendo bem por aí porque depois você vai ver por aqui.E,eu estou doida para este dia chegar, com muitas saudades.Um beijo da mamãe.

    ResponderExcluir