domingo, 18 de outubro de 2009

Outono no Quebec

Hoje saímos da cidade de Québec e estamos em Les Eboulements. Passamos ainda a manhã em Québec, fomos ao Museu das Civilizações, um belo projeto didático, com a história da América francesa. Saímos dali para pegar a estrada, mas demoramos tanto a achar o caminho que resolvemos parar, almoçar e rever nossos mapas. Eu sou uma nulidade em mapas, não sei ler rotas, direções, não sei dizer se é para virar à esquerda ou à direita, mas Andrea é espertíssima e nosso carro tem GPS, então, depois do almoço, estávamos pegando a estrada certa e a Andrea teve o impulso de desobedecer à vozinha portuguesa do nosso GPS e entrar na direção da île d'Orleans, já que finalmente passávamos pela entrada da ilha, que havíamos procurado por horas. Foi um susto que tomei e acho que, a partir daí, a viagem ganhou outro sabor. Rodamos um pouco pela ilha, sem pressa nenhuma, vimos bairros tipicamente americanos, com casas enormes e lindas, estradas ladeadas por pequenos bosques, e a cidade de Québec do outro lado do rio. Saímos dali bem felizes e tomamos uma pequena estrada, paralela ao caminho do rio, que foi nos levando por paisagens urbanas muito delicadas e diferentes. Casas decoradas para halloween, cheias de fantasminhas, abóboras, uma graça! Olhávamos para o lado e o rio nos acompanhava, em alguns momentos tornava-se largo, em outros se estreitava, as árvores ora se coloriam de outono, amarelas, vermelhas, acobreadas, ora transformavam-se em pinheiros enormes. Foi anoitecendo e chegamos a Les Éboulements, exatamente ao hotel que nos haviam indicado, achamos um quarto, o jantar estava sendo servido e pudemos adivinhar o que nos espera amanhã quando acordarmos: a vista de uma baía deslumbrante.