segunda-feira, 26 de outubro de 2009

As cores da cidade
















Hoje fui à UQAM atender uma aluna. A menina, Christine, é filha de uma brasileira e fiquei emocionada com a história: a mãe morreu há 15 anos e ela veio fazer meu curso em busca das origens dessa mãe, da terra dessa mãe. Nossa, eu fiquei muito comovida com a história e tive que ficar firme, com a menina sorrindo ali na minha frente, enquanto me contava a história de amor da mãe que, aos 30 anos, conheceu o pai dela e foi embora do Brasil, primeiro para a França e, 2 anos depois, para cá, Montréal. Foi Christine quem me contou que o outono é uma estação em que as pessoas ficam mais reservadas, pq os dias encurtam, tudo fica mais interiorizado. No inverno, me disse ela, os dias são mais longos, pq o sol aparece e a neve torna o brilho do sol mais contínuo e duradouro. Toda essa relação entre as estações e os temperamentos humanos ela me contou enquanto discutíamos qual o melhor caminho de análise de São Bernardo. Mas foi na conversa que descobri que os canadenses adoram o inverno, curtem muito os esportes de montanha e aproveitam demais a estação. Eu, que estou curtindo tanto a beleza das cores do outono, fiquei muito curiosa com esse inverno de neve e sol. Saí da faculdade e fui ao parque La Fontaine, para fotografar as mesmas árvores que havia fotografado logo que cheguei e fiquei encantada com a transformação, a mudança das cores, os tapetes multicoloridos de folhas, caindo das árvores e já prenunciando o inverno. Vejam a foto das árvores verdinhas da época de minha chegada aqui, fim do verão, e a foto das mesmas árvores (ou quase) hoje, amarelas, acobreadas, quase vermelhas. Essa mudanças das estações e a relação disso com o temperamento das pessoas ocupou meus pensamentos hoje - e minhas fotos tb. Fico querendo que passem logo as 3 semanas que faltam, para rever minhas filhas, minha família, meus amigos, mas bem que gostaria de voltar ao Canadá no inverno, para ver como se pode ser feliz com 30 graus abaixo de zero!

3 comentários:

  1. Querida:
    O outono canadense é lindo, mesmo! Eu também não vi o inverno aí (morri de pena de vir embora, quando estava tão lindo!), mas vejo sempre na Suécia (este ano, vou passar o réveillon lá) e é lindo, mesmo! O azul do céu, em contraste com o branquinho da neve, faz a gente ficar feliz com 20 ou 30 abaixo de zero... Mas a Marta,minha filha, sempre se deprime no outono.. é interessante isso, mesmo... Que bom que você está podendo ter essa experiência, querida! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que fiquei emocionada com o relato da aluna sem mãe, em busca da identidade...Muito lindo, mesmo! Histórias para contar pelo resto da vida, amiguinha!

    ResponderExcluir
  3. Veja só a diferença!Aqui a estação mais alegre é o verão!! Não sei se por causa das praias, do sol, do colorido das pessôas!Cada lugar tem sua estação preferida.Se você quer voltar para ver o inverno, é sinal de que gostou bem de ter conhecido este país, mtão diferente do nosso.Mas...o diferente nos atrai,e, como estamos sempre em busca de uma beleza ainda não vista, é isto aí vamos em sua busca.Mas, veja lá não vá deixar a gente com mais saudades....Mamãe.

    ResponderExcluir