quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cenas da cidade







Hoje deixo com vcs algumas imagens soltas dos últimos dias. Vejam as variedades de abóboras que estão aparecendo por aqui. As citrouilles são o must da temporada e estão em toda parte: nos mercados, nos restaurantes, nas varandas das casas. Hoje no restaurante qual era a sopa? De courge... é tudo abóbora... Eles usam para enfeitar a cidade para o dia das bruxas, que parece ser realmente uma festa popular e muito esperada por aqui. Pena que não vou ver, pq é dia 31 e estarei em Toronto. Hoje fui ao cabeireiro e fiquei conversando com o cabeleireiro, o tinturista, a manicure e observando como eles gostam da cidade, como têm orgulho de viver aqui e como isso muda a maneira de ver a cidade. Eu mesma que comecei minha temporada aqui meio desconfiada, sem muito entusiasmo, hoje penso que Montreal é uma cidade boa de se viver, bonita, cosmopolita e sem complicação. Não é muito populosa, mas tem movimento e alegria nas ruas, as pessoas são gentis, a movimentação é fácil, anda-se muito a pé, de bicicleta e de transporte público. As estações vêm na data certa e mudam a fisionomia da cidade e das pessoas, há muitas árvores e parques, a consciência ecológica é alta e bacana de ver. Tenho lido artigos interessantes nos jornais, onde se discute de tudo: do escândalo de corrupção da prefeitura junto às construtoras (sim, aqui tb!!!) à crítica à política de restrição aos sacos plásticos de embalagem; do último sucesso literário ao dramático jogo dos Canadiens; da política linguística à nova exposição do museu de Beaux Arts. A cidade subterrânea tb acabou me conquistando, eu que tinha tantas restrições e ficava doida para subir à tona. É uma sucessão de lojas e de gente andando, das mais variadas expressões, cores, andares, gestos. E tem uma coisa que eu adoro ver, na rua, todos os dias: os ônibus amarelos dos estudantes pequenos. Às vezes tenho a sorte (como hoje) de ver as crianças saindo do ônibus, com as professoras, meio amarradinhos, dando um passeio pela cidade (eles andam pelos museus, pelas ruas, pelas lojas, é uma graça de ver!). Por isso vai tb uma foto dos amarelinhos, que tirei por cima de uma cerca, com a máquina meio pendurada. É uma foto boba, mas adorei esse descanso dos ônibus e adorei a situação em que tirei a foto, pq foi inesperada. Eu estava no parque La Fontaine, tirando as fotos do outono (a bicicleta sobre as folhas é desse espetáculo) e vi o estacionamento da escola. Subi num canteiro, botei a máquina acima da cerca e cliquei. Essa foto me faz pensar em mais uma alegria que a fotografia nos dá: a possibilidade de reviver a aventura e o história que há em cada imagem que escolhemos para reter.

3 comentários:

  1. Você pode fazer um livro de viagem com todas estas crîonicas, tão bem escritas, que transportam a gente para esta cidade.
    Afinal, escreve de uma maneira tão delicada que acredito todo mundo vai gosta e viver um pouco também o que você descreve.Um beijo Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Este conjunto de fotos está absolutamente magnífico,,,Vai das nuances (de tom pastel) do bege das folhas caídas, do amarelo disciplinado dos ônibus escolares (que eu também adorava quando estava nos EUA- tão civilizado!)até o cor-de abóbora-da- abóbora mais abóbora que já vi! Aliás, sou louca por abóbora e pelas tortas e pudins de abóbora americanos.
    Que bom que você vai voltar apaixonada, ou pelo menos enamorada, pela cidade, nitidamente cada vez mais parte de você. Uma paixão talvez não a primeira vista, mas conquistada pela abertura do coração, pela sensibilidade do olhar nos detalhes, nas vozes cada vez menos estrangeiras...
    E que bom que esse blog existe para a gente compartilhar um pouco de tudo isso e matar (também um pouco) as saudades de vc. E, é claro, se encantar com seus textos e fotos.
    Beijos
    Solange

    ResponderExcluir
  3. Lúcia querida:
    Entrei aqui para responder a sua crônica tão linda, e vi que a Sô e a sua mãe já haviam se antecipado... Sim, esses ônibus escolares são fofos, eu adoro! A cidade de Montreal é um charme e, para mim, ela ficou mais charmosa, depois do seu olhar... Também fiquei désolée de vir embora justo no dia 31 (eu fiquei até o dia de Helloween), pois não pude ver a festa... Mas você vai poder ver em Toronto, que deve ter uma festa talvez até mais bonita! Conte tudo! E conte também a aula de hoje, chérie... Fiquei curiosa, depois das suas perguntas... queria ser sua aluna... Beijo e continua aproveitando os últimos minutinhos!

    ResponderExcluir