domingo, 25 de outubro de 2009

Domingo nas ilhas











Hoje fui com a Ana conhecer as ilhas próximas aqui de Montréal. À primeira, a ilha de Sainte-Hélène, fomos de metrô e, de lá, atravessamos uma ponte e fomos andando até a segunda, a de Notre Dame. Amigas jovens nos obrigam a ter energia e caminhar sem demonstrar cansaço, viva elas! A ilha de Sainte-Hélène é uma graça, um parque maravilhoso, as árvores estão multicoloridas, o dia estava lindo, o rio, majestoso. Na ilha de Notre Dame, com várias pistas de esporte, há uma praia com água do rio Saint Laurent - filtrada!!!! - com entrada paga no verão. Uma pequena gaivota posou para mim, numa ilhota de pedra no meio do rio, e não resisti a fotografá-la. As outras fotos mostram minha cara séria, mas feliz - estava séria pq o sol batia nos meus olhos e eu estava fazendo um esforço para ficar com eles abertos -, as árvores em diferentes cores - reparem especialmente na grande árvore amarela, com as folhas já avermelhando - e o cassino, que foi o pavilhão da França e do Québec na Exposição Universal de 1967, realizada nas ilhas, onde sobrou tb o pavilhão dos Estados Unidos, transformado em biosfera. Fomos ao cassino. Entramos naquele ambiente realmente estranho, as pessoas não se olham muito, muita gente idosa, todo mundo jogando, em volta das mesas ou nas máquinas caça-níqueis, que são, na verdade, caça-cédulas - é preciso jogar no mínimo uma nota de 5 dólares. Foi o que jogamos, cada uma. Ganhei 3 dólares! Saímos dali, de novo caminhando, Ana foi alimentar os ratinhos na universidade e eu fui para o Vieux Montréal, onde almocei bem num italiano ótimo e fiquei por ali andando um pouco, a rua estava cheia, animada, o céu azul e a temperatura por volta de 9 graus, o que já estou achando ameno...

3 comentários:

  1. A minha árvore, você já tinha fotografado e eu não sabia!!!
    Maravilhosa!!!!
    A gaivota é fofa, mas a cor do rio, Deus do céu, é incrível!!
    Beijo da Anginha.

    ResponderExcluir
  2. Rio de água filtrada,nossa!!!Como pode??Voc~e depois poderá fazer um livro de viagens com tanta coisa bonita que viu.Veja mais e conte para a gente.Beijos mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Beleza, Lucinha! A árvore amarela é uma das árvores de folhas caducas, uma das outonais, não consigo ver bem para dizer se se trta de um plátano; ficam lindíssimas nesse colorido entre amarelo e vermelho até que caem e aí se descobre que o inverno chegou mesmo! Ainda bem que nessa hora você já estará por aqui, neste cálido Brasil que nao tem rio de água filtrada, hélas! Será que algum dia conseguiremos pelo menos ter rios de águas limpas? Amei ver você e ler sua crônica de um lindo domingo nas ilhas! Beijossssssssss

    ResponderExcluir