domingo, 11 de outubro de 2009

A missa de domingo


A missa de domingo às 11 da manhã na catedral de Notre Dame é um acontecimento. Hoje fui assistir e adorei. É toda acompanhada de órgão e um coro que, entre outras coisas, cantou uma Aleluia emocionante! Todo um ritual é respeitado, a entrada do padre é pomposa, com uma espécie de pequena procissão que o precede, levando os paramentos, os livros, os cálices. Muito incenso, canto e as rezas em francês, que eu adorei ouvir. Fiquei ali uma hora, contemplando aquela linda igreja azul, o rico trabalho de estruturas, retábulos e altares em madeira e ouro, a cerimônia, os cantos (a maestrina, vestida de branco, regia o coro do altar, olhando para o alto) e me senti até meio santificada. Havia muita gente, turistas e montrealeses, mas muita concentração e respeito. No final da missa, o padre diz que vai cumprimentar todos os fieis, na saída da igreja, mas que, por causa da gripe H1..., não dará a mão a ninguém, só cumprimentará com olhares e sorrisos. Bom, quebrou um pouco o clima, não é? A foto da igreja, que tirei da rua lateral, mostra a vcs o lindo céu azul que fez hoje, mas vcs não podem imaginar o que é o frio trazido pelo vento gelado! Com todos os agasalhos, é muito frio mesmo, imagino o que me espera ainda. Já na semana que vem há uma previsão de tempestade de neve para sexta-feira, justamente o dia em que eu pretendia viajar para a cidade de Québec... Depois da missa comi um crepe jambon-fromage quase francês, não fosse o sirop d'érable que vem como molho (e que surpreendentemente caiu muito bem), e fui ao Museu Pointe-à-Callière, em frente ao Porto, que conta a história da cidade, com as estruturas seculares em pedra preservadas no subsolo, bem interessante. Depois vim para casa trabalhar, mas com esse frio todo que passei, mais o crepe e a cidra, me deu aquela moleza e acabei dormindo. Agora sim vou trabalhar, pq tenho mais de 30 compte-rendus dos alunos para corrigir. Cá como lá, alunos há. E são todos iguais, lindos e chatos, interessantes e trabalhosos.

Um comentário:

  1. Querida:
    Eu também fui algumas vezes a essa missa e, depois, ficava por ali, no vieux Montréal, descobrindo coisas... A missa é linda, mas nada se compara com a de Notre Dame de Paris, né? Mas, para ser no Novo Mundo, é linda, mesmo...Esse museu é super legal, mesmo! E o friozinho já está apertando, é? Na cidade de Québec é bem mais frio, prepare-se...

    ResponderExcluir