domingo, 1 de novembro de 2009

Domingo em Toronto






















Hoje vivi uma experiência que me deixou encantada. Subi na CN Tower, a torre de Toronto, e fui ao último nível de observação, a quase 500 metros do chão. O dia estava bonito e havia pouquíssimos turistas. O elevador é de vidro e senti uma sensação forte de desequilíbrio. Chegando lá em cima, entretanto, foi um deslumbramento. Fiquei sozinha ali uma meia hora, contemplando a cidade de todos os ângulos. Parecia uma maquete, tudo corria lentamente visto de cima, até o trem, que eu fotografei em movimento. A arquitetura da cidade, variada e pretensiosa, se espalhava pelas ruas bem planejadas. As árvores, os fios, os trilhos e os canteiros pontuavam o movimento dos carros sobre o viaduto e o das pessoas, que pareciam miniaturas. Contornando tudo isso, o lago Ontario, lindo, imenso, com o céu de todas as cores da manhã instável se refletindo nele. Eu olhava tudo aquilo e pensava em como o mundo é mesmo um vasto mundo e como podemos nos espalhar e nos perder nessa imensidão. Foi uma visão que realmente me perturbou e acentuou a qualidade reflexiva e comovida daquele momento de solidão. A experiência de subir na torre é dessas que não se esquecem. Depois o dia continuou como um bom dia de turista. Fui ao Museu Nacional de Belas Artes, a Art Gallery of Ontario, mas, sinceramente, foi uma decepção. Não é que o museu não seja potencialmente interessante ou que não tenha um bom acervo. Mas ele é mal organizado, nem temático nem histórico, tudo misturado. E isso começa com a arquitetura, o museu parece um barco emborcado (vejam a foto, que deixei aqui pq as cores do céu ao entardecer estavam lindas, como em nenhuma das pinturas que vi...). Como o acervo foi arrumado por coleções, a partir das doações, tudo fica complicado de ver, entender e acompanhar. Na ala da pintura canadense (que também se mistura depois em outras alas, nas exposições temáticas), os quadros estão pendurados nas paredes, sem etiquetas ou legendas. Se vc quiser saber quem pintou, quando e o título do quadro, tem que pegar um folheto que fica à disposição para consulta, ler e depois devolver. Ah, achei uma chatice isso! A loja é grande e pretensiosa, além de cara, muito cara. Aliás, Toronto, com todo o seu charme, é uma cidade caríssima. Hoje fui tomar meu breakfast aqui no hotel. Bem, para começar, o café da manhã tem todas aquelas opções americanas de ovos, omeletes, panquecas, bacon, tomate, tudo o que eu detesto pela manhã. Pedi então um waffle de sirop d'érable ( o nome em inglês é outro, mas já automatizei o francês. Aliás, balela essa história de país bilingue, viu, gente? São dois países: num se fala francês, no outro, inglês. Montréal é uma cidade bilingue, quase todos falam inglês e francês, com desembaraço, mas é só, o resto do Canadá é completamente dividido.). Pois então: comi o waffle, tomei um suco de laranja e café. Sabem quanto paguei? 22 dólares!!! Opa, demais, não é? Por isso - e também pq ninguém come um waffle com manteiga e érable impunemente - resolvi economizar no almoço, passei num mercado, comprei uma salada e vim para o hotel almoçar no meu quarto. Em seguida, saí de novo, caminhando meio sem rumo. Fui parar em Chinatown, enorme o bairro chinês daqui! E inacreditável: bolsas Kippling e Louis Vuitton por 19,99, perfumes "importados" por preços baixíssimos. As T-shirts têm as ofertas mais variadas: 5 por 10 dólares, 6 por 9,99... calças de malha são 3 por 10; casacos de moleton, 2 por 19,99... E mais todos os cheiros e sabores que vcs possam imaginar - e todos com os nomes escritos em chinês... que língua estranha para nós! Vc ouve os chineses conversando ali, presta atenção na entonação, pensa que estão discutindo e, de repente, eles caem na gargalhada! De tanto andar, acabei chegando na Universidade de Toronto, num dos prédios da Universidade, que, na verdade, se espalha por um parque que ainda não encontrei. Mas o prédio que eu vi, de pesquisas laboratoriais em medicina, é lindo, daqueles bem ingleses, com as plantas de cores outonais subindo pela fachada. Passei ainda no Kensington Market, uma rua de casinhas que foram se transformando em lojas de antiguidades, brechós, mercados de frutas e legumes, tudo com um ar bem alternativo e anos 60. Super curioso e divertido, vejam as anáguas! Na volta para o hotel, passei naquele restaurante estilo mercado de que falei ontem, tomei uma sopa, um copo de vinho e às 7 horas me recolhi. Foi um dia interessante, mas muito solitário, em que senti a maior falta de alguém perto de mim para conversar, comentar, rir. Faço isso aqui agora, pensando em cada um de vcs que me lê e que poderia ter sido hoje uma ótima companhia...

5 comentários:

  1. Querida:
    Tenho a sensação de que você, com essa delicadeza de percepção e esse senso estético, está aproveitando do Canadá mais do que qualquer outra pessoa...Revi Toronto com os seus olhos... Suas descrições são fantásticas! Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Beth. Mas em vez de querer rever- pois nunca fui- seus relatos estão me dando uma vontade danada de conhecer o Canadá. Só que em vez de guia, vou levar o seu blog todo (impresso ou em um laptop!). As fotos estão magníficas! Eu sou muito dependente de companhia para viajar: gosto de dividir as impressões (chego a ser chata com isso: Um dia, Luiza, com 7 anos, chegou a anunciar: mãe, para com isso, tantos elogios das paisagens..das árvores, das montanhas, do céu...quer saber da verdade? Detesto vistas!). E você, Lucia, mágica da escrita (e agora das imagens), divide essas maravilhas conosco, os privilegiados!
    Beijo
    Solange

    ResponderExcluir
  3. Nossa acho que suas amigas já falaram tudo de bom, mas, mesmo assim vou falar um pouquinho.Entendo a sua solidão nos passeios pois dividir uma viagem ´com alguém que se godta é tudo de bom!!Eu queria estar com voc~e não na torre nem nos museus.Eu queria estar em CHInataw, ah! não sei escrever mas quando estive em Nova Iorke adorei!!!Fiquei louca no meio de tanta coisa bonitinha,louças,camisetas relógios, perfumes, tudo colorido como gosto.É, realmente muito legal,e, êles precisam colocar uma aqui no Brasil,em Niterói ou no Rio, eu ia adorar!!!Um beijo cheio de cores para você. Mamãe.

    ResponderExcluir
  4. Lucinha queridam que saudade!!!!! E eu agora que tomei horror de internet...quem diria, né? Tô impressionada com as fotos, que lindas! Vou ler com calma os outros posts que perdi. AqPor aqui tá tudo bem, Pedrinho estudadno loucamente pros vestibulares, cada vez mais difíceis e diferentes um do outro. Cada universidade tem um critério diferente de avaliação, uma maneira específica de perguntar e a garotada fica feito cego em tiroteio, correndo pra lá e prá cá com tantas provas.
    Eu que me animei de concorrer ao doutorado na Uenf. Essa semana vou fazer meu projeto (sobre violência doméstica) e me inscrever.Vamos ver como vai ser, acho que vai dar certo.
    Tô querendo fazer um almoço pra você aqui em casa no seu retorno. O que você quer de cardápio? Feijoada, moqueca de camarão, risoto de frutos do mar, medalhão a piamontese ou outra coisa? E a sobremesa? Pavê de amendoim, de pêssego brigadeirão, torta de limão ou...?
    Você vai ver as novidades da casa quando coltar: cortina e persianas, e a cozinha, Lu....tá linda, linda. Aliás, vou botar umas fotos com as novidades no orkut pra você ver. Aí você me avisa que viu e eu tiro, tá certo?
    Lu, um grande beijo em você dessa sua irmã que quase não escreve, mas pensa em você todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. A foto do céu meio vermelho refletindo no vidro do predio ta PERFEITA!!!!!!!!!
    Eu não consegui ver na foto do alto da torre o trem em movimento! Tadiiiiiinha!
    Nossa,pra vc nao gostar de um museu é pq ele era desorganizado meeesmo! Mas a vista da Torre já valeu a pena ne? Opaaa, gostei mesmo foi dessa historia de kippling e louis vitton heinnnn, mtoooo bom!E os perfumes? Obaaa hahahaha

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh tadiiiiiiiinha de voceeeee se sentindo solitariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
    Calmaaa Malukinha pq isso vai acabar ja ja, domingo vc ja vai ta aqui com a gente de novooo e se a gente for viajar esse ano ou ano que vem, será a familinha todaaaaa juntinhaaa!
    E pode ter certeza que todos nós que estamos te lendo daríamos tuuuuudo pra estarmos aí com vc, porém nossos bolsos nao nos permitem no momento...hahahahhahahaha

    te amooooooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir