sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Meus melhores souvenirs
















Fiquei muito emocionada hoje ao me despedir de meus alunos. Eles me disseram coisas muito bonitas, falaram da descoberta que fizeram do Brasil, da vontade de conhecer o país e de estudar o português. Estavam alguns deles também emocionados, comemos biscoitinhos que levei, tiramos fotos, ouvimos Tom e Vinícius, na voz de Henri Salvador. O curso foi uma viagem pelo tempo e pelo espaço, fomos da carta de Caminha ao sertão de Rosa, das matas verdejantes e do sabiá ao agreste nordestino e das cidades de Tarsila às paisagens imaginárias de Guignard. Passamos pela Paulicéia, vimos Macunaíma, ouvimos Chico, declamamos Bilac e sofremos com Drummond. Preparei tudo com muito cuidado e acho que acertei, posso dizer isso sem vaidade, mas com a alegria de ter realizado bem o trabalho, e mais que isso, com a emoção de ter criado laços de afeto e admiração entre nós. São eles os meus melhores souvenirs do Québec, foi o que lhes disse e é a verdade. Foi com eles que mais falei aqui, foi a eles que mais dediquei meu tempo e foram eles também que me deixaram sem sono e aflita. Depois da aula, brindei a mim mesma, em casa, com uma taça de champagne. Fotografei a minha rua mais uma vez, aproveitando que havia uma obra e pouco movimento de carro. À noitinha, andei uma vez mais pelas ruas antigas do Vieux Montréal, admirando a iluminação, os poucos turistas, os restaurantes que começavam o movimento da noite. E agora vou arrumar as malas, porque amanhã ainda tenho passeio pela manhã e blog antes de partir, às 3 da tarde.

4 comentários:

  1. Querida:
    Foram lindos todos os seus depoimentos, mas, este último, foi, realmente, emocionante! Além de nos fazer viajar, você nos fez participar das suas emoções, da partida, das saudades daqui e daí, dos alunos, das novas amigas...Parabéns por essa viagem maravilhosa, que você nos fez fazer... e, ainda por cima, com esse final tão comovente... Beijos

    ResponderExcluir
  2. O texto é mesmo o reflexo da maravilhosa professora que você é! Sempre voltada para os alunos, comprometida com o seu papel! Ainda bem que vc está voltando pra nós... E como somos pessoas de sorte de ter vc ao nosso lado! Beijos ansiosos e cheios de saudadesssss!

    ResponderExcluir
  3. o Brasil, com todos os seus problemas, nao deixa de ser um país encantador.
    Imagino que seus alunos devem ter ficado admirados.
    Só com as referências que você fez já sinto um orgulho de nossa riqueza, que é, acima de tudo, a cultura.

    ResponderExcluir
  4. Hommage à la meilleure professeure qu'il y a longtemps que je n'ai eue! Vous m'avez enseigné tout un pan de mon histoire. Un grand merci, vous avez réveillé ma flamme brésilienne!

    Beijos!
    Christine Bienvenüe

    ResponderExcluir