terça-feira, 10 de novembro de 2009

Chocolate com Nova


Hoje, depois de atender alunos na UQAM e me encantar com o encantamento deles com o Brasil, fui tomar chocolate com Nova na Juliette & Chocolat. O "chocolat chaud à l'ancienne" da Juliette, cremoso e saboroso, é o melhor chocolate que já tomei na minha vida. Tomei pela primeira vez logo que cheguei, com Nova, e hoje acho que pela última vez (nessa viagem) com Nova também. Foi bom refazer esse programa e pensar que dois meses até que passaram rápido e que, nesses dois meses, aconteceram tantas coisas. Depois fomos ao cinema ver um filme québecois muito interessante, Donation. Eu estou feliz porque acho que consegui fazer os alunos se interessarem, mais que pela literatura, pela cultura brasileira, pelo Brasil. Hoje um menino veio me perguntar como podia fazer um mestrado em Literatura no Brasil,uma menina me disse que vai trocar o curso de espanhol pelo de português, a outra estava encantada com São Bernardo. Estou feliz com tudo isso, feliz porque sinto que meu francês melhorou muito, minha insegurança com a língua está bem menor e eu percebo que, mesmo com minhas hesitações e inseguranças, consegui fazer bem o trabalho que vim fazer aqui. Estou mais à vontade no departamento, as funcionárias são ótimas, especialmente a Jozéane, a chefe de departamento, a Brenda, é uma pessoa muito bacana, amanhã vamos almoçar num italiano... Vcs só me veem comendo, não é? E aguardem quinta-feira, quando faremos um jantar aqui em casa minhas amigas daqui e eu, será minha despedida!

Um comentário:

  1. Apesar do calor que está fazendo aqui, eu, que não sou chocólatra, fico até com vontade de experimentar esse chocolate...
    Lucia, eu tinha certeza de que você ia fazer um belo trabalho aí, pois tive a maravilhosa oportunidade de conhecer de perto sua competência, capacidade e “organização” durante a orientação de meu mestrado. Fico feliz e orgulhosa por ver você brilhar nessa terra tão interessante e culta. Estou adorando suas histórias (estou lendo desde o início do blog) e concordo com um dos comentários que vi: você é uma cronista e tanto! Tenho até comentado sobre alguns assuntos de seus escritos com as crianças da van, que ouvem com bastante atenção. Do Canadá direto para a meninada que estuda alemão, quanta novidade para eles. Viva!
    Como é chique ter uma professora amiga dando aulas nesse país tão diferente, e como é bom ter a internet para conhecer um pouco desse país a partir do olhar de alguém com tamanha sensibilidade! Em um de seus textos, você diz que está pensando no que essa viagem pode fazer de você uma pessoa melhor... e eu fico pensando: como?... você é dez!
    Parabéns e bom retorno. Prepare-se para o calor e para os apagões (esta noite tivemos um aqui e em vários estados, até o Paraguai, por conta de uma pane na Itaipu).
    Bjs
    Luizete

    ResponderExcluir