quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hobbies




Sempre falo aqui de lugares, hoje quero falar de pessoas. Fui jantar na casa da diretora do departamento de estudos literários da UQAM. Tomei o metrô e um ônibus, andei por lugares em que me sentia completamente perdida, não tinha noção de onde estava. Eram 5 horas da tarde e já estava escuro. Ela mora numa cidade colada a Montréal, onde eu nunca tinha ido. Essa sensação de não saber para onde se está indo, mas com um roteiro na mão, que me dizia onde saltar e em que direção andar, é muito interessante. Ir para uma casa certa, num caminho desconhecido. Olhar em volta e não reconhecer nada, estar cercada de desconhecidos, saber apenas o ponto em que se deve saltar. Eu que sempre sei os caminhos, que sempre conduzo, que sempre tenho que saber aonde ir, que direção tomar... adoro andar aqui a pé, de metrô, de ônibus, me dá uma sensação de ser outra pessoa... Bem, mas enfim cheguei na casa da Brenda, que me levou para passear de carro na pequena cidade, depois fomos ao shopping comprar batom (ela) e vinho (eu). Em casa, ela me mostrou o caminho de ferro do marido engenheiro, esse que está na foto. E me disse: cada um tem que ter seu hobbie. Perguntei qual era o dela e ela me mostrou as esculturas lindas que faz. Ela perguntou qual era o meu e eu disse: escrever, mas assim meio sem convicção, sem resposta para as perguntas que vieram em seguida. Fiquei pensando nisso, nos hobbies que temos que ter, nas opções que fazemos na vida, no que deixamos de fazer, sobretudo. Foi um encontro feliz esse de hoje, que me fez pensar nos tantos encontros felizes e inesperados que a vida nos prepara e nos tantos encontros que evitamos, perdendo sempre alguma coisa, algum acontecimento, alguma possibilidade de ver a vida de um modo diferente, inventando outros movimentos de corpo e de olhar...

2 comentários:

  1. Que bonitinha!!Tanto escreve bem sobre lugares e natureza, como de pessôas!!Minha grande e linda escritôra!!Ainda quero viver para ler um romance seu.Muitos beijos Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Tiiiiinha que ser você pra comprar o vinho né tia Lucinhaaa! hahahahahahaha
    Puxa vidaaaaaaaaaaaaaa eu ia ficar loucaaaaaaaaaaaaaaaaaaa com esse trenzinhoooooooooo! Parece ser enoooorme, e vc disse que tinha até tunel ne? Que coisa mais lindaaaa, eu ia adorar ter isso como hobbie!
    Mas o meu hobbie atualmente é ficar pensando em como vai ser bom qdo vc voltar pras suas mimadinhas!
    Menos de 1 semanaaaa, que felizzzzzzzzzz!
    Familinha Felizzzzz em açãoooooooo!

    TE AMOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir