terça-feira, 3 de novembro de 2009

Despedida de Toronto







Hoje me despedi de Toronto passeando um pouco pela cidade velha, a partir do mercado, que é o lugar em que a cidade começou a existir. Sugestão da Monisa, recepcionista do hotel - uma brasileira de Recife! Ah, é tão bom encontrar alguém que fale a nossa língua nesses lugares! Eu estava há 4 dias falando o basiquinho em inglês e aí uma funcionária do hotel, na hora do check-out, me ouve dizer o nome e diz que é brasileira também. Conversamos um pouco, fico sempre pensando, quando covenrso com um imigrante, nessa vida difícil de estar fora do país de origem, vivendo na lí,ngua do outro, na terra do outro... Não é fácil, a sensação de ser estrangeiro é permanente e pesada. Aqui no Canadá, de modo geral, um país de grande território e população pequena, é uma questão comum e boa pra se pensar. Da velha Toronto fui andando mais um pouco, fiz umas comprinhas, almocei num indiano e fui caminhando de volta pro hotel. Senti muito frio hoje, ventava, choveu um pouco, andei muito tempo, o frio começou a me gelar pés e mãos... O almoço, com um copo de vinho no começo e um chá de pepermint no fim, me reconfortou. A viagem de trem foi ótima, vim dessa vez na janela, mas... era já noite e só vi mesmo uma linda lua cheia no céu acompanhando toda a viagem. Deixo com vcs minhas últimas fotos de Toronto: um dos prédios antigos, com um fantástico trompe l'oeil, o mesmo prediozinho antigo e os modernos atrás, com a torre ao fundo, e a clássica imagem do reflexo do céu nos prédios envidraçados da cidade - que aqui é Toronto (e a prefeitura velha identifica a cidade), mas poderia ser qualquer outra...

2 comentários:

  1. Nossa!!Minha escritôra favorita.Só falta fazer um romance.Histórias não hão de faltar, só em casa...Tanta gente igual mas diferente, tantos caminhos diferentes , mas sempre quqase iguais.Ia adorar ler um romance seu!!!O computador hoje não está ajudando.Está lento e meio atrapalhado.Um beijo mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tb fez uma lua cheia liiiiiiinda esses dias!
    Puxaaa Malukinha, fico com tanta peninha qdo leio que vc ta passando frio aí! tadinha de vc!!! Mas pelo menos as roupinhas que as fadinhas mandaram te ajudaram um pouquinho ne?!
    E o seu amigo de sempre tb tá te ajudando né? O Vinho! auhauhauahauhauha
    Vc tá cada vez mais expert nas fotos, essas tao maravilhosassss! E vc tem comido mta comida indiana neeee!

    que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    bjinhossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir