sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Natal chegando







A cidade anda mais triste. Escurece às 5 horas, faz frio, as árvores estão perdendo as folhas. É mais uma mudança nessa cidade cheia de surpresas para meus olhos estrangeiros. E agora as luzes de natal começam a aparecer, pouco a pouco, em algumas árvores, ruas e vitrines. Como se fosse necessária a compensação das luzes coloridas para superar o inverno que se aproxima. Estou quase indo embora, hoje dei minha penúltima aula, e quase posso dizer que vi, nesses dois meses, três mudanças de estação. Cheguei no final do verão, com as árvores verdinhas, mesas nas calçadas, gente andando nas ruas de sandálias e roupas leves. Em seguida, vi a mudança das cores nas árvores e a beleza atordoante do outono. E agora o frio chegando pouco a pouco e até uma chuva de neve anunciando que vem vindo mais uma mudança. É o inverno se anunciando, no vento gelado que obriga a muitas camadas de roupa (vejam como estou cheia de roupas - não estou mais gorda, gente, é muita roupa mesmo!) e no dia que termina mais cedo. Hoje, entretanto, ainda fez um dia bonito, de sol e céu azul, andei na rua, caminhei com a Ana pelas calçadas, depois de um almocinho muito gostoso na Juliete & Chocolate (ah, gente, tenho que confessar a vcs que dividimos na sobremesa um fondue de chocolate m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!), fugimos um pouco dos subterrâneos. E eu estou feliz porque só me falta uma aula e daqui a pouco estou em casa. Mas também fico feliz de ter vivido essa experiência aqui, de ter visto tanta coisa, de ter conhecido gente interessante, de ter feito novas amigas, de ter vencido o desafio de dar um curso em língua estrangeira, mesmo com todas as minhas dificuldades, limitações e hesitações. Agora é transformar tudo isso num jeito de ser uma pessoa melhor e andar pelo mundo mais confiante, mais atenta e mais leve.

4 comentários:

  1. Lucia dear,
    Três estações: que lindo! E como isso deve influenciar a maneira das pessoas marcarem e narrarem suas vidas. Há muitas metáforas na língua inglesa que remetem às estações..
    É Lucia , graçao ao blog podemos ver que você aproveitou muito e tudo: as pessoas, as viagens, o contato com os alunos, o desafio da língua e das aulas, e até o início do Natal. Não podia ser uma outra época melhor, não?
    E nós aqui passamos de semanas de muita chuva, para um verdadeiro massacre de calor insuportável.O sol tão esperado chegou para maltratar e nos lembrar como pode ser o verão carioca, que ainda nem começou...
    Que bom que vc daqui a pouco estará aqui!
    Beijo
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Querida:
    Entro aqui, na carona da Sô, para lhe dizer o quanto acho que essa viagem deve ter feito de bem a você! Uma experiência incrível, sozinha a maior parte do tempo, se descobrindo e descobrindo coisas, lugares, pessoas, ideias, culturas, enfim, quantos mundos se abriram para você, nesse período, hein? Olha, esse blog foi uma ideia maravilhosa! Com a sua generosidade, você nos fez viajar com você, acompanhando o passo a passo desses dias tão importantes na sua vida... Um beijo saudoso e já ansioso por vê-la..

    ResponderExcluir
  3. Que inveja dessa cidade triste! Aqui na cidade sorriso os termômetros marcam 40 graus e não estou nada sorridente.

    Aqui escurece 7h mas parece que o Sol permanece, colocando umas nuvens pretas no céu pra tentar nos enganar e dizer que é noite.

    Bem que eu gostaria de curtir uma fossa em Montréal...

    Beijos saudosos,

    Pedro Carreteiro

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaaaaaaa Malukinha como vc fala bonitoooo!
    Mas é isso aí, tenho orgulho desta mulher guerreira e batalhadora da Pavuna que vc é desde os seus 15 aninhos qdo dava aula de piano! Os tempos de Pavuna só demonstravam a força e a perseverança que já existiam em seu interior! Mas cá entre nós, que saaaalto vc deu entre dar aula na Pavuna e no Canadá hein!

    hauhauhahuhauhuahuauhauhhahua
    to brincando Malukinhaaaa,eu acho lindo tuuuudo o que vc faz e jah fez, vc sabeeee!

    bjinhossssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir