sexta-feira, 25 de setembro de 2009

terceira aula




Hoje vcs estão vendo as fotos da UQAM, a universidade onde dou aulas. São vários prédios, o mais moderno é aquele em que dou aula e aquele em que vcs vêem uma porta de igreja é o prédio do departamento d'études littéraires, em que a arquitetura é simplesmente genial. Eles aproveitaram a igreja antiga e, a partir dela, fizeram um pátio coberto e, em torno desse pátio, o prédio da unviersidade. Meu "bureau" dá para a torre da igreja, é bem bonito! Hoje dei minha terceira aula e me senti melhor. Não li mais, comecei a falar, no meu francês meio tronchinho mesmo, eu não entendo metade do que os alunos falam, eles não devem entender metade do que eu falo, mas estamos nos entendendo bem. Os alunos aqui são muito educados. Imaginem que dei um trabalho para eles fazerem em duplas e eles sussurravam. Na hora do intervalo eles fazem fila para me perguntar alguma coisa, são umas gracinhas! Me chamam de madame "Teksêrá", mesmo eu tendo dito para me chamarem de Luciá. Formalidades daqui. Eu saio da aula exausta, fico andando meio perdida pela cidade. Hoje fui ver Coco avant Chanel, muito bom filme, com aquela atriz que fez Amélie Poulin, que está maravilhosa como Coco.

5 comentários:

  1. Não disse que não ia demorar nadinha para vc se soltar? Os alunos podem até ser educados, acredito, mas como uma profe como vc, quem não é? Eles que aproveitem muito bem este privilégio... O dia aqui hj está digno de primavera. Lindo. Estou correndo para Maricá e aproveitar o sol. Te mandei um longo e-mail contando sobre a nova paixão do Arthur: VAN GOGH! Beijos e um lindo domingo. Karlinha.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Lucinha, obrigada por esse momento de alento, por poder viajar um pouquinho junto com suas histórias...Essa graduação está me dando mais trabalho do que o mestrado e o doutorado juntos,os prazos são mais curtos, os professores brigam muito, dizem que ninguém quer nada, imagina!,e eu me matando, deixando de passear, de ir à praia, de dormir!!! Mas no final tudo vale a pena...Beijos e suadade,
    Dedea

    ResponderExcluir
  3. A cadeira é uma escultura do Michel Goulet? Eu notei que cada cadeira é diferente, que cada uma tem um objeto diferente embaixo, só não sei o motivo do sapato debaixo daquela, talvez seja uma mensagem do tipo "relaxe, fique à vontade e venha curtir essa maravilhosa vista"... Ou não é nada disso...

    ResponderExcluir
  4. caramba, que lindaaa a universidade! Também né, tem que ser linda mesmo já que uma Rainha dá aulinhas la! A Rainha chefa da familinha felizzzz!
    Que bom que seus aluninhos tao sendo legais com vc!!! Se tiver algum bonitinho, mostra uma foto minha pra ele!
    ahuahuahuahuahuhua
    bjinhosssssssssss te amooooooooooooo

    ResponderExcluir