quarta-feira, 9 de setembro de 2009

primeiras impressões

Ontem, no fim do meu primeiro dia em Montréal, pensei: o que é que eu estou fazendo aqui??? Cansada da viagem de avião, tensa com a primeira reunião com os colegas da UQAM, aflita com meu francês mais ou menos, acabei me perdendo na volta da universidade para casa... Mas ainda assim fui ao supermercado e comprei algumas coisinhas básicas ( e mais umas não tão básicas assim, como uma demi-bouteille de vin rouge canadense, um camembert, um patê de fois...). Comi e fui dormir, dormi umas 12 horas.

Hoje me sinto quase uma cidadã québecoise: já tenho conta em banco, número da seguridade social, já andei de metrô, me entendi bem com a bilheteira, pedi informações na rua, comprei um tênis para caminhar bastante a partir de amanhã e uma sandália birkenstock legítima, que sempre quis ter, pq aqui está quente.

Como eu estava esperando só frio, o calor me deixou mal arrumada, com sapato pesado e calças grossas. Hoje tomei uma decisão importantíssima na hora de sair para as compras: lá fui eu de sandalinha havaiana!!! Me senti muito livre e adorei!

Fui de novo ao supermercado e comprei ovos, alfaces, tomatinhos e um filé de linguado para fazer amanhã. Cheguei em casa e fui preparar um omelete. No caminho de volta já tinha me dado conta de que havia esquecido o sal!! Pensei em pedir à vizinha portuguesa uma colherinha. Pois ela não estava em casa e tive que comer... omelete e salada sem sal!!! Mas eu fiquei tão feliz com a primeira comidinha que preparei que achei meu omelete de camembert delicioso!!! E a saladinha foi temperada com um azeite extra-virgem italiano muito saboroso!!!

Montréal é uma cidade para se descobrir aos poucos. Vou cada vez mais descobrindo que temos uma relação particular com as cidades, cada uma fala conosco de um modo diferente, cada uma entra em nós de um jeito. Paris foi para mim um sonho bem aproveitado, Barcelona foi uma cidade que adorei, embora estivesse ali muito só. Madri é uma cidade tão linda, mas não criei com ela uma relação de intimidade, não me senti ali acolhida. Veneza é outro sonho, Florença é outro deslumbramento e Londres é uma promessa, pq aidna a conheço pouco.
Com Montreal estou ainda "ficando", mas parece que vamos nos dar bem. Hoje vi esquilos num parque, montes de esquilos, pulando das árvores, só para me dar bom-dia!!! Só porque eu tomei de novo o caminho errado para a UQAM... aliás, esse negócio de se perder pode ser bem itneressante... Vi também hoje uma rua cheia de casas semelhantes às de Londres, aquelas casinhas mais antigas, no mesmo estilo, uma ao lado da outra. mas eram tão lindas, cada uma com um pequeno jardinzinho florido. Em uma delas, naquele minúsculo jardim, havia uma típica quebecoise, sentada numa cadeira, lendo um livro e, ao lado, um bule de chá, em outra, uma jovem de short e sutiã tomava sol na varandinha superior, em outra ainda um homem só de short lia seu jornal... tudo isso às 4 e pouco da tarde, eles fazem de tudo para aproveitar o calor e a luz do sol. Cada cena dessas vai me mostrando a cidade e as diferentes maneiras de nela habitar.

As pessoas aqui são super gentis, cordiais, simpáticas e atenciosas. mas segundo Monsieur Bem Amor (meu conselheiro bancário), tunisiano, nas relações pessoais, depois do primeiro contato, não são calorosas... vamos ver, vamos ver, estou só observando...

11 comentários:

  1. Ah, Lucinha, que beleza!!! Vida long a esse blog!
    Beijos e saudade,
    Dedea
    PS: Não consegui comentar com o meu nome...mais tarde eu tento!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!
    Só assim posso entra em contato não só com as impressões da querida amiga, mas também com os inegáveis atributos da grande cronista. Vai ser muito bom acompanhar a sua experiência canadense de mãos dadas com suas palavras!
    beijo Sol

    ResponderExcluir
  3. Já comentei, no Orkut sobre o seu escrito,mas como te disse Dedéa está me ensiinando a responder.Beijos mamãe.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu, depois dê uma olhadinha no site www.mundopequeno.com. Tem vários links para blogs de brasileiros que estão morando no exterior, é bem legal.
    Beijos,
    Dedea

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lucinha!
    Nesse sábado cinza, de fim de inverno, estamos eu e meus amores - Silvia e Guilherme (ou seria Guilherme e Silvia?) - lendo notícias frescas que nos chegam não através dos discos...
    Primeira coisa: saudades! Muitas saudades! Segunda coisa: se vc está sentindo falta daquela cumplicidade, de dar boas risadas, eu e Guilherme, e mais 20 garrafinhas de cachaça com limão, chegaremos logo aí - basta mandar as nossas passagens! rsrsrsrs
    Terceira coisa: PQP!!! Que amiga chique, heim!? Esse negócio de dar aula de Literatura "no estrangeiro" é uma coisa muito fina! Parabéns! Vc é demais!
    Quarta coisa (e, no momento, última): a Silvinha está aqui só em espírito, porque ela foi estudar inglês, Andréa não aguentava mais Guilherme e se refugiou em Goiás, num congresso - e só chega hoje - e ontem o Gui veio pra cá, e a gente fez umas pizzas pra ver o último capítulo da novela.
    Agora, pela manhã, depois de 4 horas dedicadas a discussões sobre Lima Barreto e Dostoiévski (isso é pra vc não brigar comigo), Guilherme resolveu ver e-mails e descobriu seu blog!
    Lúcinha! Agora sou eu, o Gui. Estou aboletado desde ontem na casa de André e Silvinha, filando pizzas e cervejas, e sem pagar aluguel! O André está quase me expulsando daqu...

    ResponderExcluir
  6. Lucinha, você conta coisas daí,e, eu conto daqui.O, passeio foi bom ma faltou três pessôas:você a Leilinha e o Serginho.Estavamuito sol,e, tinha muita gente!Mesmo assimfoi bom, sepre ébom estarmos perto de quem a gente gosta.O, bõlo estavauma delícia!!!Anivers´rio com pouca gente é bom bôlo da Geórgia, porque são pequenosmaismuito saborosos!!Deu para todos ainda sobrou umas vasilhinhas...No mais, fomos depois ao cinema, assistimos a um filmme que todo mundo riu muito.Menos eu,Imagine que não dei um sorriso!!!Foi para mim uma graça sem graça....Hoje vou ao hospital das Clinicas visitar Rynaldo que vai ser operado do joelho.Dalton que me avisou quando ligou para dar parabéns à Dedéa.Bem, continue passeando e conhecendo comandantes"Gatos" coomo esse aí da foto.Um beijo da Mamãe.

    ResponderExcluir
  7. Que liiiiindo o que vc escreveu sobre as cidades! adorei!! puuuuxa,que chato, foi em tao poucos lugares...uuuuhhh, familinha bem vivida, que chatoooo!

    hauahuahauhauhauha

    malukinha,adoreiiiiiiiii o seu blog, vou entrar todo diaaaa pra acompanhar o q vc ta fazendo!

    TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    MTAAAAAAAAAA SAUDADEEEEEEEEEEE

    beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Lú, só hoje tomei conhecimento do seu blog, e como não poderia deixar de ser, está brilhante - é o próprio filho da mãe!
    Que comentário poético e delicado, né? Brincadeirinha - só pra vc rir um pouquinho!!! Vou acompanhar todos os dias e se depender de mim, seu blog já está em primeiro lugar daqueles classificados como mais acessados!!!
    Tenho falado sempre com suas duas e amanhã provavelmente (caso elas confirmem) faremos uma "social" lá em casa com os coleguinhas da Marcela.Depois te conto tudo, ok?
    Ontem fui a um evento organizado todos os anos por um amigo meu da Caixa no "tio Sam" com a escola de samba Porto da Pedra e além dessa grande atração só deu Leilinha, com seu micro short preto amarradinho dos lados e sua singela sandália, salto 15 cm!!Vc sabe que um carinha, o André (23 aninhos) se apaixonou por mim?Fôfo...pediu para "ficar" comigo!Ele perguntou minha idade, eu menti, lógico, disse ter 40, ele ficou chocado, pensando que eu tivesse no máximo 33.Resultado:ganhou um beijo na boca na mesma hora(básico)...era tudo que ele queria naquele momento e eu, totalmente estimulada por aquelas palavras mágicas, e me sentindo 17 anos mais nova caí no samba no meio do salão com as passistas da escola!!!Que situação...Depois te conto mais.Bjs e saudades.Vou pedir para Marcelinha te escrever.Estou na casa da mamãe agora.Inté!Leilinha.

    ResponderExcluir
  9. Todos os meus queridos, escrevam sempre comentários!!! Eu estou adorando ver o que vcs escrevem, rio muito com vcs, adoro mesmo!!!! Beijos para todos!!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!quelindasflores!!!Pena que sejam tão carasou que você não possa trazer nenhuma!
    Bem parece que estamos chegando aum concensso:floresbonitas aqui também tem, flanelinhas também, gente pedindo também....Então não estamos tão ruim assim, se bem que um país tão rico e, que nunca entraem guerra como este deveria ser nota dez.Aqui no nosso está assim:quizeram diminuir o trânsito em vez de fazerem novas pistas ou qualquer coisa que a engenharia proporcionasse,menina!!Sabe o que fizeram??Retiraram quase mil vans que faziam o tranporte,então foi que atrapalhou tudo:as pessôas estão chegando atrazadas, dormindo mal para acordarem mais cêdo,e tem gente sem emprego etc. e tal.Ficou uma balburdia!!!Enfim, vamos ver oque resolvem.Soltaram um bandido perigosissimo,por ordem da justiça,e, nósvamos vivendo mas semprecom esperança de melhorar.O, governadorme deu um aumento de 432 reais.Eu, fiquei feliz, mas... sabe em qunato tempo???Seis anos!!Estou contando nos dedos para viver até lá...Masapesar de tudo um dia acho que todos teremos um pouco mais de justiça,e, que as coisasjá estão melhorando e, errando daqui e dacolá, um dia o mundo todo acerta! O pensamento positivo éo guardião da felicidade,não é??
    Bem, por hoje é só, amanhã vamos conversar mais um pouquinho,espero que continue sempre brilhando, como sempre brilhou.Beijos mamãe.

    ResponderExcluir
  11. Ontem fomos ver a Bienal, mas como não tinhamos nada para comprar, fizemos um tour pelas livrariasinfantis.Nossa!!!Como são lindos os livros!!Eu queria voltar a ser criança só para poder ganharumzinho!!Assim mesmo quase comprei um,mas a falta de criançasna família é um problema...Fernanda,, Flávia Bruno e eu , foi bom porque todo mundo se deu bem,ninguém brigou nem sequer discutimos para aonde ir.A, mentalidade ficou assim bem igual,e, todos queriamos a mesma coisa.O, que foi ótimo porquenão podiamos nos separar paranão nos perdermos,estava cheiissima de colégios, acho que assim milhares!!!Gostei,mas de noite nem aguentei ir malhar,porque já tinha andado muito.
    Gostei da sua casa, e, admiro o seu capricho em querer mesmo por tão pouco tempo querer dar
    aquele seu jeitinho: colocar flores e, trocar a toalha....Bem, vou ficando por aqui, um beijo da Mamãe.

    ResponderExcluir