sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Primeira aula

Dormi e acordei não sei quantas vezes esta noite, preocupada com a aula. Acordei às 6, saí de casa às 8 e meia e cheguei à UQAM às 8:40. Meu colega Dominique, que é quem cuida de mim lá, só chegou às 9:20. Nada deu certo no primeiro momento: a sala estava errada, na sala certa não havia computador, quando chegou um laptop, meu arquivo não abria. A sorte é que tinha levado meu lindo computador novo e tudo funcionou bem, graças ao power point que Karlinha me ajudou a preparar. Os alunos são tão gentis, tão atentos e tão educados que chegaram a me dizer que eu falo muito bem o francês, ora vejam só que gentileza (c'est pas vrai de tout)!!! Depois da aula, fui, com os colegas do departamento, a um almoço de homenagem a um professor que se aposentou. A chefe de departamento, um amor de pessoa, na hora de introduzir os discursos, se levanta, me apresenta e ainda me pede para ficar de pé para que todos me conheçam!!! Vcs podem imaginar a minha vergonha??? Não, não podem... mas então fiquei de pé, disse vários merci e pronto. Ouvi uns 4 discursos, não entendi metade deles, mas achei tudo muito simpático e compreendi que o professor que se aposentava é um cara de esquerda que muito batalhou na vida sindical, mas parece que era meio zangado. Achei os professores homens, de modo geral, bonitos e interessantes, as mulheres, nem tão bonitas nem tão interessantes. Os colegas ofereceram ao aposentado um caderno em que cada um escreveu um texto com palavras gentis e lembranças, achei muito fofo! Mas, em compensação, eles não se abraçam ao fim dos discursos, 3 colegas falaram homenageando o aposentado e ninguém se abraçou, nem mesmo eles se tocaram, embora os discursos tivessem passagens comoventes e de grande amizade. Imaginem se fosse no Brasil!!!
A uma certa hora me retirei, pq estava cansadíssima de falar francês, de ser simpática, de inventar assunto... Ah, gente, que vontade de virar pro lado e fofocar, dizer alguma coisinha em português, ter ali alguma cumplicidade.
Voltei para casa, mas, como não estou aqui para dormir, lá fui eu de novo pra rua e comprei, enfim, uma linda máquina canon, num endereço indicado pelo guide routard, que nunca me falhou. Amanhã vou sair fotografando tudo o que encontrar pela frente, vou exercitar minha observação visual. Eu falo tanto apra os alunos sobre isso e eu mesma nunca parei para selecionar um momento, uma cena...
As ruas de Montréal são enormes e vão do leste ao oeste e do norte ao sul - bem, mas isso, claro, para mim não quer dizer nada, nada mesmo, me perco toda hora! Entrei hoje num dos enormes shoppings subterrâneos que há por aqui, entre as ruas Sainte Catherine e Ontario. Não acho bonitos nem interessantes esses shoppings, ainda não vi nada que me deixasse impactada, todas as lojas são as mesmas que há em toda parte do mundo, as roupas são sem graça, tudo ou muito senhora ou muito jovem - e eu, que como vcs sabem, sou nem jovem nem velha - ou, como disse hoje uma simpatica colega de departamento aqui: eu estou "entre deux", o que significa que ela achou que eu estava bem vestida para ir à universidade, nem formal nem informal...
Comprei umas maquiagens, que achei bem caras aqui. Aliás, cremes, perfumes e produtos de maquiagem estou achando caríssimos (mas mesmo assim estou comprando, pq não resisto à maquiagem YSL e adoro uns creminhos...).
Fiquei na dúvida sobre onde ia jantar e acabei fazendo o que sempre faço: comprei patê, vinho e pão... adoro!
Na saída do supermercado, achei uma loja de 1 dolar, com tudo o que vcs possam imaginar. Um shopping chique, mas com essa lojinha de bagulhos lá. Lembrei de Fernanda e Flávia, que gostam de comprar essas bobagens, lembro de vcs duas toda hora, meninas, morro de saudades, como eu gostaria que estivessem aqui comigo!!! Íamos nos divertir muito!!!
Sinto falta de todos, meus amigos queridos, minha mãe tão animada, Dedea linda do meu coração que me fez fazer o blog, Rosane e Leilinha que nem me escrevem... e Anginha, que tb não escreve...
Vou descansar agora e amanhã escrevo mais.

7 comentários:

  1. Realmente esse pessoal é muito bom de discursos/ homenagens; sabem colocar afetividade e valoração em suas falas...e quase não se tocam! Na Inglaterra ( e até na Austrália) era assim também. No Brasil, os discursos,em festas, não duram 3 minutos (a não ser em situações bem formais) ,,há logo uns "uhu ;;;Iuhooos...e o pessoal já sai se abraçando!
    Que bom, Lucinha, que sua primeira aula, apesar dos obstáculos inicais, parece ter dado super certo. Viva! Agora, vai quase no automático. Enquanto isso, passeie e compre lindas maquiagens..afinal, ...."bonitos e interessantes..."....não foi isso???beijos, estou adorando o blog de nossa cronista maior
    Sol.

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Que saudade! Escrevi para seu e-mail, pois não estava acertando isso aqui. Atrapalhada...
    Bom saber que está bastante animada e que tem sido muito bem recebida. Estou adorando o blog, assim passeamos através dos seus olhos e de sua sensibilidade.
    Isso mesmo! Capriche na maquiagem e nos perfumes! Boa sorte!
    Por aqui tudo bem.
    Muitos beijinhos... Angela

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lucinha, que legal tudo que escreveu!!
    Aqui estamos nos preparando para subir ao Corcovado!Já encomendei o bolo para Geórgia e vou fazer aqueles palitinhos com queijo, salsicha,etc.Bem, o tempo está lindo,e vai ficar mais ainda para festejarmos o aniversário. Vou sentir a sua falta, mas tudo é quando pode ser.Até para organizar tudo sinto a sua falta.Fico um pouco ansiosa, porque você sempre dá aquela firmeza em tudo!!!Anjinha pediu o seu endereço do blog e deve escrever para você.Rosane está sem internet,e, Leilinha depois que se aposentou deu uma sumida.Ela arruma muito a casinha dela que está muito linda!!Está sempre arrumando.Amanhã não irá com a gente porque esqueceu e marcou um compromisso,Pedrinho e Vevê vão fazer um vestibular amanhã de modo que só vamos depois que acabarem lá pelas duas horas.
    Eu, também gosto de bagulhos quando são bonitos e coloridos!!
    Bem continue escrevendo para contar tudo para a gente.Um beijo,Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu, eu estou sempre acompanhando seu blog,sempre pensando em você!!!
    Beijos,
    dedea

    ResponderExcluir
  6. puxaaaaaaaaa a gente ia se divertir mtooooo com vc aí, tenho certeza! se a flavis nao tivesse estagiando..a gente dava um jeito d ir!
    essa lojinha d bagulhos to ate imaginando a gente la...vc ia sair de la com mtos sacoloes de compras...uuuuui tadinhassss!
    ja encontrou alguma loja da disney?

    Eu tenho certeza que os seus aluninhos nao mentiram pra vc pq vc fala frances como uma rainha da frança!!!

    TE AMOOOO
    saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    mas em breve a familinha feliz estara juntinha de novoooooooooooooo!

    beijinhoooossssssss

    ResponderExcluir
  7. Querida Lucia, e eu pensando em te chamar para um café...
    Que delícia estar em Montréal, dando aulas, exercitando seu francês, conhecendo gente nova! Agora vou acompanhar sempre seu blog. Aliás, estou orgulhosíssima de vc ARRASANDO na internet - CHIQUÉRRIMA - com blog e tudo!!!
    Um beijo bem grande. Aproveite cada dia. Ignez

    ResponderExcluir