terça-feira, 22 de setembro de 2009

A língua e eu


Minha conferência hoje foi boa, as pessoas pareceram gostar, fizeram perguntas, foi um encontro muito simpático. Preparei um powerpoint muito bom, com imagens ótimas, viu Karlinha como aprendi direitinho? Conheci brasileiros e gente que gosta do Brasil. Meu problema com a língua é que me angustia sempre. Fico tão aflita que escrevo tudo e, na hora, acho chato ficar lendo. No entanto, não me sinto segura para improvisar falando. É como nas aulas, mas agora, a partir de sexta-feira, acabaram-se as aulas preparadas por escrito e vou improvisar mesmo, vamos ver. É possível que essa dificuldade com a língua esteja mais ligada ao meu temperamento que a uma real dificuldade. Preciso me sentir à vontade para falar e me aproximar das pessoas e aqui, num lugar estranho, a dificuldade é muito maior. Por outro lado, num lugar estrangeiro, vc acaba conhecendo pessoas que nunca conheceria no seu país e acaba fazendo amigos ocasionais, sempre muito importantes. Foi assim em Paris e está sendo aqui assim. Alguns vão ficar para sempre, como Nova, outros ainda não sei... Mas todos, no momento em que vc está aqui, são as pessoas mais importantes da sua vida e tornam a estadia possível, agradável, alegre. Deixo hoje para vcs o autorretrato da Tarsila, tão bonito, do qual falei na conferência.

3 comentários:

  1. Conhecerpessôas interessantes, é muito bom mesmo!Ainda mais você que já tem tantos amigos, vai acrescentar somente os quegostar mais, ou seja, somente os carismáticos,os que te interessam.Porque na primeira parteda nossavida, as vezes temos amigos assim meio pregos, que a gente acaba gostando,mas...quando se pode escolher é bem melhor, não??Bem , eu também tento escolher mas acabo amiga de todos:do padeiro, do entregador, do jornaleiro dos meninos que malham naminha academia,e de quase todo mundo que conheço, isto também é que na minha idade todos sao muito carinhosos comigo.Mas, este espaço éparacoomentaro seu blog,e, eufico feliz por você estar assim, tão bem em tudo que se propôs fazer.Achei lindoo seu convite!!Muito lindo mesmo!!!Para você o meu beijo e, aminha saudade.Mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Lucinha, Lucinha, que maravilha! Quer dizer que já está dominando o powerpoint? Mas, eu sempre te disse que era fácil, fácil! Fico imaginando a beleza de conferência que vc deu! Ai, que sorte têm estes aluninhos... Sorte mesmo temos nós aqui do Brasil, que temos sempre vc e que em breve estará de volta com seus conhecimentos e amizade! Espero que eles aproveitem a excelente professora que estão tendo! Beijos com saudades, Karlinha e Arthur.

    ResponderExcluir
  3. D.Zezé é uma sábia!
    Beijos... Angela

    ResponderExcluir