sábado, 19 de setembro de 2009

Os palcos e os subterrâneos do sábado em Montreal











Hoje fazia um lindo dia aqui: sol forte, céu azul e temperatura média de 10 graus. Adoro esse tempo, acho lindo! Aproveitei o lindo dia indo ao lançamento do livro de minha jovem amiga Nova Doyon. Foi um evento, "Les grands combats de la presse à Montréal", promovido pelo Petit Musée de l'Impression, no Centre d'Histoire de Montréal, na parte antiga da cidade. Havia uma exposição de reproduções dos jornais antigos, com a história deles, organizada por Nova. Montaram uma mesa ao ar livre e os autores falaram sobre seus livros. Nova foi a primeira e seu marido, Dominique, fotografou tudo, as fotos estão aí para vcs verem. Na primeira, Nova falando e eu escutando atentamente... Depois, na sequência, nós duas, eu e o Dominique brincando ao fundo, as duas fotos tiradas nas antigas épicuries de Montréal, e, em seguida, Nova autografando meu exemplar. Foi um evento muito interessante, ouvi as falas e fiquei muito pensativa, pq as lutas dos países colonizados acabam sendo as mesmas. Aqui houve muita luta pela liberdade de expressão. E hoje, quando isso aparentemente está resolvido, havia lá três autores falando da censura dos meios de comunicação e - o pior - da censura das próprias universidades em que são feitas as pesquisas. Como as universidades aqui recebem doações de empresas e benfeitores, esses doadores acabam interferindo na produção dos pesquisadores. Assim, o livro que denuncia a ação predadora e selvagem de empresas canadenses na África não pode ser resenhado no jornal da universidade!
Depois do lançamento e dos debates, fomos almoçar num restaurante chinês, em que se come à vontade por um preço único. Uma tentação! De lá, Nova me levou para conhecer os famosos subterrâneos de Montréal e são realmente impressionantes, pq são enormes e com uma quantidade de lojas inacreditável. Eu nunca vi tanta loja de roupa na minha vida, como e para quem que se fabrica tanta roupa?
Hoje estou muito cansada, acordei às 4 da manhã e não consegui voltar a dormir, preocupada com a conferência que tenho que fazer na terça-feira no Centro de Estudos Brasileiros da UQAM. E ontem tinha ido dormir tarde, pq fui jantar na casa de um casal de professores muito simpático e acolhedor, que sempre recebe muito bem os professores brasileiros que vêm aqui. O jantar foi super francês, com aperitivos, entrada, prato principal, salada, queijos e sobremesa. Tudo acompanhado de pães deliciosos e vinhos adequados, ah como é que eu posso manter esse corpinho maravilhoso em forma???

4 comentários:

  1. Oi, Lucinha!!!
    Saudaades, saudades... Que dia lindo por aí, que temperatura boa e achei muito interessante o evento.
    As fotos estão ótimas, eu e Silvinha achamos que você ficou très chic, bonita mesmo com uma roupa despojada, mas sempre elegante.
    Aproveite bem a estada por aí e traga muitas histórias para nos contar.
    Tenho feito bons progressos na tese. Hoje é o último dia da Bienal do livro, vou até lá depois do almoço comprar uns livrinhos para arejar. Amanhã retorno ao trabalho firme. (gostou do relatório? rsrs)
    Um beijo com afeto e amizade,

    André e Silvinha.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucinha de onde é esta sua nova amiga Nova???Hoje, almoçamos na casa da Rosane que fez uma deliciosa moranga com carne seca!!Ficou uma delícia!!Fui, eu, Dedéa , Leilinha eMarina mais Pedrinho.Ela chamou as meninaaas,mas elas tinham um churrasco para ir.
    Lembramos muito de você, que é uma gulosinha,e, iria adorar!!Ficou ótima!!!
    Muitas saudades e carinhos para você. Mamãe.

    ResponderExcluir
  3. Lucinha, querida, que fotos legais! E vc, como sempre chique, muito chique e já cheia de eventos sociais, amigos, enfim, onde chega vai conquistando geral...
    Aqui passamos um findi na Fofolete que está cheia de flores e flores com a chegada da primavera. Além disso, festinha da Nicolle que fez 9 anos. Nossa, o tempo voa! vc lembra como eu fiquei toda boba quando ela nasceu?
    Vai tudo dar certo na conferência de 3ª. Todos vão adorar sua fala pq vc além de muito sabida, tem requinte, bom gosto e sofisticação. Beijos com muitas saudades, Karlinha.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lúcia,

    Bom ter notícias suas!!! Semana passada foi uma loucura, semana de minha(s) qualificação (ções)!!! Depois explico... No mesmo dia embarquei para uma reunião em Goiânia e só aogra pude ver seu blog. Vejo que estás aproveitando bastante, de um modo, parece-me, bem bacana a viagem, tanto em termos do trabalho - com a responsabilidade que caracteriza seu trabalho como um todo - mas, também, em termos de uma vivência nova, mais equilibrada, procurando aproveitar.
    Essa experiência de imersão em uma outra cultura é sempre muito enriquecedora, mas pode ser também cansativa...
    È impressionante como o mercado vem predando a universidade no mundo todo, não é?

    BJSmil e saudades,
    Andréa e Gui.

    ResponderExcluir