domingo, 13 de setembro de 2009

Primeiro domingo em Montréal
















Domingo é um dia em que, se vc está sozinho numa cidade estranha, o melhor é se misturar com os turistas, ir para lugares cheios de gente e de animação. Foi o que fiz hoje. Voltei ao velho porto e fiz um passeio de barco. É verdade que o passeio é meio sem gracinha e não deu para fazer "contatos", pq havia apenas 2 casais americanos e mais 2 americanos, todos sem a menor vontade de esboçar qualquer gesto simpático. Mas havia o comandante, bonitão o comandante! E falou francês só para mim... Devo confessar que eu entendi melhor o inglês dele (inglês de estrangeiro, falando devagar, com pouco vocabulário...) do que o francês québecois, mas nem demonstrei, deixei que ele continuasse falando só para mim e ainda pedi que me fotografasse! O mais interessante que eu achei desse passeio foram umas contruções que estão nas fotos. São casas feitas durante os jogos de Montréal. É um projeto premiado de um arquiteto que vivia aqui na época. São uns cubos de concreto, montados como um jogo de lego. Cada cubo é um apartamento, com janelas para os dois lados, o do porto e o do rio. Todos são indevassáveis, embora trepados uns nos outros. E o mais incrível, contado pelo gato do comandante, é que quando os apartamentos foram feitos ninguém queria comprar, pq os achava feios e distantes do centro da cidade. Pois hoje valem uma fortuna, mais de 1 milhão de dólares cada, e nem se pode alugar, só comprando mesmo.
O almoço de domingo foi meio fiasco: fui a um dos milhares de restaurantes vietnamitas dessa cidade, um bem recomendado e que deve ser mesmo bom, pq estava cheioa de...vietnamitas, claro! Pedi uma sopa com camarões grelhados e gostei muito do camarão - mas o resto achei sem graça, aquela aguinha salgada, aquele macarrãozinho branquinho... saí dali com fome!
À tarde fui atrás do outro ponto turístico importante: o monte Real (daí o nome Montréal, aahhh....). Cheguei apenas ao parque, aliás, uma festa, as fotos mostram quanta gente vai pra lá num domingo de sol e tempo bom! Havia rodas de música e luta romana (inacreditável!), brincadeiras por toda parte e muita venda de bobagens... Mas não consegui chegar ao monte mesmo, pq vi que é bem mais altinho do que eu pensava, então vou pesquisar um modo de chegar lá sem ser a pé.
Sentei num café, tomei um chocolate quente e experimentei um desses bolos que eles vendem em todo canto. Felizmente não gostei, o que me livra do desejo de comê-los!
Acho que à noite vou ao cinema, mas ainda não sei... Preciso descansar um pouco, estou muito agitada, querendo dar conta da cidade muito rapidamente, talvez uma forma de encher o tempo e me fazer sentir menos saudade das minhas filhas, minha mãe, irmãs, amigas...










4 comentários:

  1. Bonitão! O comandante é bonitão, mesmo! Lucinha arrasando no Canadá! A ideia deste blog foi tudo de bom! Ir sabendo sempre de vc, através das fotos, faz a gente ficar com o coração alegre e diminui (ainda que pouquinho) a saudade.
    Querida, vá descobrindo a cidade aos pouquinhos, cheia de requinte, bom gosto e sofisticação, com seu jeito chique e cult de ser. Tenho certeza que Montreal está mais linda pq vc está aí. Veja só os dias lindos de sol, graças a vc, claro! Um beijo nosso com saudade. Karlinha e Arthur.

    ResponderExcluir
  2. Pobreee Malukinha! passeando sozinha! acho que estao faltando 2 fadinhas nesse lugar!
    puxaaa,as fotos tao lindas, e o comandante parece ser bonitao mesmooo! to vendo q vc vai voltar com um canadense pro brasil!!!
    que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de vc! pobre familinhaaaaaaaaa!
    mas aproveita mtooooooooo aí pq as fadinhas estao aproveitando mtoo aqui fazendo varias festinhas dentro do apartamento!
    brincadeirinhaaaaaa!!!
    uuuui tadinhasssss
    te amooooo
    beijinhosssss
    Fernandis!

    ResponderExcluir
  3. Devo ser mais burra do que pensava... Já postei comentários duas vezes e não consegui enviar! Esse, então, é só um teste, OK? Se ele aparecer é porque deu certo, aí eu mando mais comentários...

    ResponderExcluir
  4. Consegui!!!
    Então, lá vai: To adorando o blog, é bom ficar sabendo do seu dia-a-dia, é um modo bem gostoso de ficar por dentro das novidades. Mas, na verdade, o mais legal até agora foi o comentário da pirada da Leilinha... o pessoal do trabalho riu um bocado! Coloque muitas fotos, Lu, pra gente te ver. Dá para colocar fotos nos comentários? Se desse eu ia te mandar algumas que tirei das meninas no passeio "eu não estou aqui, você não me conhece, é só impressão", elas estavam lindas!
    Até um quati apareceu! A Flávia ficou estarrecida com uma mosca comendo, ela nunca tinha visto mosca comer (comeu mosca...)! Tirou até foto. Soube que foi uma gritaria danada na hora de estacionar na ladeira... A Fernanda estava toda orgulhosa com as compras que fez no supermercado! Achei o comandante meio mafioso, não? Mas achei que os professores podem dar um bom caldo... Você viu uma reportagem deste mês da Viagem e Turismo sobre restaurantes em Montreal? Se não viu, vou te mandar. Me diga qual é o seu e-mail, para eu mandar as fotos. Beijo! Anginha.

    ResponderExcluir