segunda-feira, 28 de setembro de 2009

o supermercado e a identidade







Hoje o dia está chuvoso e cinzento, friozinho mas nem tanto... Caminhei pela manhã e depois do almoço fui dar um passeio pela minha rua de 11km... A parte que mais gosto de olhar é a dos portugueses. Nem olho as boulangeries dessa parte, pq devem estar cheias daqueles doces portugueses maravilhosos! Tomei um cappuccino muito ruim num grande café, onde alguns conversavam, outros dormiam, outros olhavam seus notebooks- aliás, o capítulo dos cafés aqui é complicado, ainda não tomei nada bom. Isso além do fato de que todos são enormes, aquelas canecas imensas, mesmo quando vc pede "petit". Os montrealenses tomam muito café, canecas e mais canecas... Aliás, o capítulo alimentação aqui tb é estranho para nós, pq eles não almoçam como nós, mas comem sanduíches, potes de café, frutas, vão comendo pelas ruas, na aula, no metrô, onde estiverem começam a comer... À noite, jantam comida pesada... Eu tenho comido muito em casa, eu mesma fazendo a comidinha. Hoje então resolvi ir a um supermercado grande, que faz entrega. É curioso como o supermercado é uma prova de identidade ou de estranhamento. Eu parecia uma extra-terrestre.. Se vcs vissem quanto esbarrei nas pessoas, nos carrinhos dos outros, nas pilhas de alimentos... só ia dizendo: désolée, pardon... Eu não tinha noção do tamanho do carrinho! E para achar as coisas? Fiquei horas rodando à procura do leite! Dei uma parada na escrita aqui pq chegaram as compras, rapidinho! Isso sim foi uma grande conquista: achar aqui pertinho um supermercado que faz entrega! Mas voltando à filosofia do supermercado: o estranhamento que sentimos lá é o mesmo que sentimos em terra estrangeira. Procurar, calcular o tamanho das coisas, saber o lugar que vc ocupa no espaço... tudo é esforço, trabalho, sensação de estar deslocada, fora de lugar... mas é divertimento tb! Cada pessoa tão compenetrada, fazendo suas compras, apressadamente (assim como fazemos aí). E eu passeando entre as gôndolas...sem pressa, descobrindo os produtos. E tudo é enorme: os pacotes de iogurte têm, no mínimo, 8 potinhos. Água mineral e refrigerantes só em lotes, a cenoura só embalada em grandes bandejas... Adoro ler os cartazes na seção de legumes, frutas e verduras. Eles explicam de onde vem o produto, qual o sabor, se está sucré ou se é picant... Então por hoje é isso, agora vou trabalhar um pouco, que, afinal, estou aqui para isso. Nas fotos de hoje, vcs podem ver o parc du Mont Royal, onde caminhei pela manhã, num dia cinzento. Atenção ao bonequinho do sinal de trânsito, a travessia das ruas aqui é coisa séria, todo mundo respeita os sinais! Vcs podem ver que as árvores já estão querendo mudar de cor...

6 comentários:

  1. Oi, Lu!
    Vai adorar assistir à mudança das cores das folhas das árvores, tantas árvores. Envie-nos fotos, vou adorar. O outono, para mim, é a mais bonita das estações no hemisfério norte.
    Pelo que vc conta, o padrão de alimentação canadense é bem americano. E tomam bastante café, bem fraquinho, em canecas enormes.
    Beijos, boa semana! Angela

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucia! Realmente o tempinho nao esta bonito.... essa chuvinha desanima qualquer passeio ao ar livre! rs
    E vem frio por ai... maximas na casa dos 12, 13 graus... mas tem dia q vai ser so 10... vamos ter uma previa do frio de Montreal! rs
    Adorei as fotos do Marche Jean Talon, to morrendo de vontade de ir la, mas com esse tempo...

    bjo!

    ResponderExcluir
  3. Como Angela, vou adorar ver as mudanças outonais! Vê se dá para tirar do mesmo local que vc tirou hoje....Como uma sequência impressionista..As mesmas árvores, com cores diferentes.
    Pois adoro canecão de café (mesmo aguado, imagine!) Coisas de quem morou anos em um país anglosaxão...
    A sua vida está parecendo super saudável! Caminhadas, verduras (vc agora só fala de couve flor, cenouras, iogurtes!!!estou impressionada!). Vai se associar ao Greenpeace? Olha que vc vai acabar votando na Marina!
    Beijos, continue aproveitando tudo..
    Solange

    ResponderExcluir
  4. Querida:
    Eu adorei o seu blog, hoje! Como me identifiquei com a "patetice" diante do supermercado, onde eu ficava totalmente perplexa com tudo, esbarrando em todos, que pareciam saber muito bem aonde iam e o que queriam... Também tive problemas com o café: horrível! Nunca achei um que prestasse, todos ficavam aguados, mesmo fazendo em casa, colocando a mesma quantidade de pó e água daqui, não ficava bom... Tomara que você consiga... Também tomei um susto, desde o primeiro dia, com o tamanho das caixas de embalagem! Tudo gigantesco, né? Enfim, adorei, adorei ler tudo! Curta muito aí, querida, vai valer para o resto da vida... Beth

    ResponderExcluir
  5. Lucinha, é mesmo muito engraçado fazer compras em terra extrangeira... Um ato tão comum quando estamos no nosso país que em outro lugar vira descoberta e aventura! Eu adorava ir ao "super" quando estava na España. Tudo tão diferente! Aproveite bem e continue nos contando tudo! Beijos com saudades, Karlinha

    ResponderExcluir
  6. Estamos passando pela mesma situaçao! Desvendando os misterios de supermercados!
    eu fiquei horassss com a Nééém pra fazer as ultimas compras justamente pq tb me senti uma alien la dentro e quis explorar cada cantinho!
    fadinhaaaaaaaaaaaaaaaa
    mas é tao bom ver que vc ta conseguindo se virar tao direitinho, só faltam mesmo as mimadinhas ai do seu ladinho pra te dar mtooooo amor!!!
    um beijinhosssssssss
    que saudadeeeeee!

    ResponderExcluir